Consequências da deficiência de Iodo

0
Consequências da deficiência de Iodo
Conceição Trucom*
“Muitos médicos ficariam surpresos ao saberem que há mais de cem anos atrás, o Iodo era conhecido como “A Medicina Universal”, e que foi usado em diversos problemas de saúde”.
O Prêmio Nobel Albert Szent Györgyi, o médico que descobriu a vitamina C em 1928, comentou: "Quando eu era um estudante de medicina, o Iodo na forma de KI (iodeto de potássio) era o remédio universal, ninguém sabia o que ele fazia, mas certamente fazia algo muito bom”.
Segue abaixo um resumo extraído de: “O Iodo, um nutriente universal”.
"Diversos trabalhos de pesquisa têm demonstrado que a deficiência de Iodo na tireoide é a causa do bócio (aumento do tamanho da tireoide). Nas áreas do mundo onde a deficiência de Iodo é muito alta, como na Suíça e em certas áreas da Ásia e da África, existe maior incidência de câncer à tireoide. O Iodo também se concentra no tecido mamário, e a deficiência do Iodo nos seios se manifesta como a doença fibrocística da mama (seios doloridos com nódulos e cistos muitas vezes sintomáticos antes da menstruação)”. 
“Sabe-se que 93% das mulheres americanas sofrem de doença fibrocística da mama e que quanto mais tempo esta doença está presente, maior é o risco potencial do desenvolvimento de câncer mamário. O 20% do Iodo no organismo humano é armazenado na pele, especificamente nas glândulas sudoríparas. A falta de Iodo nestas glândulas se manifesta como pele seca e a diminuição da capacidade para transpirar.
O Iodo também pode estar concentrado no tecido do estômago, e sua falta se manifesta como acloridria (falta de produção de ácido digestivo). O Iodo é utilizado pelas células do estômago, também conhecidas como células parietais, para concentrar cloreto, elemento que é necessário para a produção do ácido clorídrico (ácido digestivo). A falta prolongada de ácido clorídrico (acloridria) provoca uma maior incidência de câncer de estômago. O Iodo também se encontra concentrado nas glândulas lacrimais do olho e, a falta de Iodo pode causar o mal do olho seco.
O Iodo também pode estar concentrado nas glândulas parótida e submandibular da boca, a deficiência de Iodo aqui pode resultar em boca seca.
O Iodo pode estar concentrado nos ovários, porque estudos realizados na Rússia alguns anos atrás mostraram uma relação entre a deficiência de Iodo e a presença de quistos nos ovários. Quanto maior é a deficiência de Iodo, maior a quantidade de quistos ovarianosna produzirá a mulher. Na sua forma extrema, esta condição é conhecida como doença dos ovários policísticos”. 
Nota: O texto acima é um extrato de uma locução difundida pela Radio Liberty – Agradeço a Kallie Miller por recomendar essas excelentes transmissões sobre saúde. Além das questões já mencionadas, os seguintes pontos foram também incluídos nas difusões mencionadas: 
- Câncer de mama, ovário, próstata, etc. O risco de contrair câncer se duplica nas mulheres que utilizam medicamentos para a tireoide e mais que triplica naquelas que não tiveram filhos (1976 JAMA).
- As crianças podem ser penalizadas com a redução em 10-15 pontos de QI, se uma gestante não recebe suficiente Iodo na dieta, além de poder provocar problemas neurológicos.
- Diabetes: existe um potencial do Iodo para restaurar a sensibilidade hormonal normalizando-a e melhorando significativamente a sensibilidade à insulina e outros hormônios.
- Doença cardíaca: a melhora da função da tireoide pode normalizar o colesterol, a pressão arterial e certos tipos de arritmia. Ref. Artigo em húngaro: Kenezy Gyula Kórház, Debrecen, III. Belgyogyaszat.
- Os dentes precisam de Iodo e não de flúor. O Iodo, além de elevar o QI, tem uma função de tratar os dentes, sem os problemas da toxicidade do flúor.
- O Iodo produz quelatos de metais pesados e tóxicos para o ser humano como o mercúrio, chumbo, cádmio e alumínio e dos halogênios, como flúor e brometo. 

CARDIOVASCULAR
A deficiência hormonal da tireóide sobre a função cardiovascular pode ser caracterizada pela diminuição da contractilidade miocárdica e pelo aumento da resistência vascular periférica, bem como pela as alterações no metabolismo dos lipídeos. 
Foi realizada uma pesquisa com 42 pacientes portadores de doenças cardiovasculares para estudar a relação entre a insuficiência de Iodo e o risco de adquirir doenças cardiovasculares seguindo com os seguintes critérios: idade média de 65 + / - 13 anos, 16 homens. Os pacientes foram divididos em cinco subgrupos considerando a presença de hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatia, disfunção coronariana e arritmia. A concentração de Iodo na urina (5,29 + / - 4,52 microgramas/dl) foi detectada pela reação colorimétrica de Sandell – Kolthoff. 
Os resultados foram os seguintes: a menor concentração de Iodo na urina foi detectada nos subgrupos com arritmias e insuficiência cardíaca congestiva (4,7 + / - 4,94 microgramas/dl e 4,9 + / - 4,81 microgramas/dl, respectivamente). Nível de TSH elevado foi encontrado em três pacientes (5,3 + / - 1,4 mIU /l) . Uma elevação do metabolismo lipídico (colesterol triglicérides) está associada com todos os subgrupos sem arritmia. Em conclusão, a ocorrência da deficiência de Iodo em doentes cardiovasculares é frequente. A suplementação de Iodo pode prevenir o pioramento pela deficiência de Iodo nas doenças cardiovasculares. 
PMID: 9755626 [ PubMed - indexado para o MEDLINE ]

DENTES E OSSOS
O que está acontecendo é que a ingesta do flúor tem tomado o lugar do Iodo, elemento que deveria estar presente especialmente no período do crescimento dos dentes. O Iodo e a tireoide em conjunto com o hormônio do crescimento controlam completamente o crescimento dos dentes. (6-8) A falta da ingesta de Iodo tem estimulado erroneamente a adição de flúor em nossa água, com a ideia de fortalecer os dentes das crianças. Teria tido mais sentido científico acrescentar mais Iodo na dieta. O monitoramento dos resultados da adição de flúor e da ingesta de Iodo não tem sido consistentes. Como era de esperar, muitas publicações agora se referem aos problemas do excesso de flúor. 
O fluoreto também tem sido utilizado para o tratamento da osteoporose, com resultados benéficos. Novamente isto é apenas um recurso que poderia ter sido feito com o Iodo. Os problemas da osteopenia (pequena perda de cálcio) observados em alguns pacientes têm relação com a deficiência de Iodo. A falta de Iodo provoca o hipotireoidismo e complicações ósseas de curto prazo. Se o Iodo fosse dado junto com a hormona da tireoide, esta anormalidade poderia ser evitada. Assim, as pessoas com uma adequada ingesta diária de Iodo provavelmente nunca desenvolveriam osteoporose. 
A glândula tireoide utiliza o Iodo para sintetizar o hormônio da tireoide. Sabemos que a glândula tireoide surgiu na evolução simultaneamente com os ossos da coluna vertebral (vertebrados). Um escâner realizado após a injeção de Iodo radioativo revela uma imagem detalhada dos ossos do esqueleto humano. Isto indica que os ossos são o destino imediato do Iodo. O hormônio da tireoide faz com que os ossos cresçam, amadureçam e se modifiquem quando necessário.
Juntos, o hormônio da tireoide, o Iodo e o hormônio do crescimento
mantêm uma estrutura óssea saudável.
Dado importante: os vertebrados (animais que têm coluna vertebral) são os únicos animais que possuem a glândula tireoide, portanto faz sentido que esta glândula e o Iodo controlem a estrutura e a função óssea (6-8). 
Extrato de: “Respostas ao leitor do Dr. David Derry”. 
...”após de iniciada a administração do Iodo para evitar o bócio, as crianças apresentam menos cáries. O Iodo parece aumentar a resistência à cárie, retardando o processo e reduzindo sua incidência”.
Cárie Dentária, “American Dental Association” (ADA). (Lynch, Kettering, Gies , eds ) Documentos originais: Resumos sobre cáries Página 72 , Página 73, 1939

ALIMENTAÇÃO
Da mesma forma que as vitaminas C, D, o Selênio, e o Magnésio, o Iodo com frequência é deficiente em nossas dietas. Isto, evidentemente deve incluir além de uma boa alimentação outros suplementos, como o complexo B, o Boro etc. 
Infelizmente o Iodo tem sido sistematicamente removido de nossas fontes de alimentação, como por exemplo, do leite e recentemente em cerca da metade do sal vendido nos EUA e na Índia; e no pão, o Iodo foi substituído pelo bromo, outra substância tóxica como o flúor. Devemos perguntar-nos:  por quê?
Embora haja uma série de razões pelas quais se deve fazer o teste de insuficiência de Iodo antes de ingeri-lo como suplemento, o maior inconveniente é a alergia. O fato de poder adicionar sal iodado nas comidas sem consequências, geralmente não deve ser um problema para desenvolver alergias. Com base no consumo japonês, uma dose diária de 12 mg (2 gotas de Loguls iodine) é o mínimo necessário. 
Szent- Gyorgyi o pesquisador que deu início a esta preocupação pela ingesta de Iodo, e descobridor da vitamina C, pensa que a ingestão diária de 60 mg é uma dosagem segura. 
Nota: Para a melhor absorção do Iodo recomenda-se sua ingesta com vitamina C,
porém em forma separada com pelo menos uma hora de intervalo. Chris Gupta

 Resumo das conclusões 
De acordo com a revisão bibliográfica e recentes estudos clínicos de investigação (2-13), a Oligoterapia do Iodo tem as seguintes características: 
1. O Iodo nutriente é essencial para todas as células do corpo humano, requerendo concentrações periféricas de iodeto inorgânico variando de 10-6M a 10-5M . 
2. Em indivíduos não obesos, com um sistema de transporte celular de Iodo sem problemas, estas concentrações podem ser alcançadas com a ingesta diária de 12,5 mg a 50 mg de iodo elementar. O organismo adulto retém cerca de 1 g de Iodo. Nesse ponto e acima disto o Iodo é quantitativamente excretado pela urina na forma de iodeto. 
3. A glândula tireóide é o órgão mais eficiente do corpo humano, capaz de concentrar iodeto em duas ordens de grandeza para alcançar iodeto 10-6M necessário para a síntese de hormonas da tireóide, quando os níveis periféricos de iodeto inorgânico estão na faixa de 10-8M. 
4. O bócio e o cretinismo são evidências da deficiência extrema de iodo; o menor consumo de iodo que evita estas condições é de 0,05 mg/dia, que é 1000 vezes menor que a dose ótima de 50 mg de iodo elementar. 
5. A glândula tireóide tem um mecanismo de proteção, limitando a absorção de iodeto periférico em um máximo de 0,6 mg/dia, quando 50 mg ou mais de iodo elementar são ingeridos. Este montante, portanto, serviria como uma medida preventiva contra a contaminação radioativa. 
6. A ingesta de 50 mg/dia de iodo elementar pode atingir a concentração de iodeto periférico de 10-5M, que é a concentração de iodeto que melhora marcadamente a transição singleto / tripleto, não radiativa.  
O oxigênio singleto causa dano oxidativo ao DNA e macromoléculas, predispondo-as aos efeitos cancerígenos dessas espécies reativas do oxigênio. O efeito mencionado no ponto 5 diminuiria o dano ao DNA, com um efeito anticancerígeno. 
7. Dados preliminares sugerem, até agora, que a Oligoterapia do Iodo promove a desintoxicação do organismo dos metais tóxicos alumínio, cádmio, chumbo e mercúrio. 
8. A Oligoterapia do Iodo aumenta a excreção urinária do flúor e bromo, diminuindo os efeitos inibidores do iodo provocados por estes haletos.
9. A maioria dos pacientes com uma dose diária que varia entre 12,5 a 50 mg de iodo elementar relataram níveis de energia mais elevados e com 50 mg uma maior clareza mental (4 comprimidos Iodoral), diariamente. 
A quantidade de iodo usada pelo Dr. Ghen et al., em pacientes com doença fibrocística da mama, é de 0,1 mg/kg de peso corporal por dia. Em nossa experiência, os pacientes com esta condição clínica responderam mais rápido e mais completamente com uma ingesta de 50 mg/dia de iodo/iodeto. 
10. Para melhores resultados a Oligoterapia do Iodo deve ser parte de um programa nutricional completo, enfatizando o Magnésio em vez do Cálcio. 
11. Um efeito benéfico da Oligoterapia do Iodo foi observada nas condições clínicas referidas na Tabela I.5 , 7, 12, 13 (não encontramos estas tabelas). 
12. O teste da carga de iodo/iodeto e os níveis séricos de iodeto inorgânicos são meios confiáveis para avaliar a suficiência integral do organismo para o iodo elementar, para quantificar a biodisponibilidade das formas de iodo ingeridas e para avaliar a incorporação celular e a utilização do iodo pelas células alvo. 
13. A Oligoterapia do Iodo pode ser a maneira mais segura, mais simples, mais eficaz e menos onerosa para resolver a crise de saúde que provoca incapacidade em nossa nação. 
Fonte original em inglês Consequences of Iodine Deficiency
Tradução: Fernando Trucco
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR