quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Estudos apontam benefícios no consumo da jabuticaba. Conheça alguns deles


A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira e muito familiar a todos nós, além de estar presente em quintais de várias residências pelo país afora. Apesar disso, pouco se sabe sobre as propriedades benéficas dessa fruta, que é rica em carboidratos e fibras, como a pectina, na sua polpa.
Mas não é somente a polpa da jabuticaba que é rica em nutrientes. A sua casca também é rica em fibras e vitaminas, especialmente a C e do complexo B, além de minerais e compostos fenólicos importantes, como o ácido elágico e taninos. Entretanto, os compostos que mais se destacam na casca da fruta são os polifenóis, em especial as antocianinas, que conferem a pigmentação vermelha-roxa escura à fruta.
"As antocianinas da casca de jabuticaba contribuem para atividade antioxidante in vivo desse material. Ou seja, ela tem poder para combater o ataque de radicais livres às células, e assim impedir o dano e morte celular de tecidos, como fígado, cérebro, rins e sangue, prevenindo algumas doenças", explica a nutricionista e pesquisadora Ângela Batista.
Saiba um pouco mais sobre a pesquisa desenvolvida por Ângela e seu grupo de estudo, em parceria com o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp, e conheça um pouco mais sobre a jabuticaba e suas propriedades.
http://idmed.terra.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).